Palacete do Barão de Itambé

Era residência de Francisco José Teixeira, o primeiro barão de Itambé, título este recebido das mãos de D. Pedro II em 15 de novembro de 1846.

Casou-se com Francisca Bernardina do Sacramento Leite Ribeiro, filha do Sargento-Mór José Leite Ribeiro (detentor de uma das maiores fortunas do seu tempo) e irmã de influentes personalidades da época, como Custódio Ferreira Leite (Barão de Airuoca), que foi um dos responsáveis pela construção da Estrada da Polícia.

Pai de 11 filhos, conhecidos como os irmãos "Teixeira Leite" - uma das mais conhecidas e influentes famílias do sul fluminense do século XIX, ligadas ao ciclo do café como capitalistas e fazendeiros. Dentre seus filhos está o Barão de Vassouras. Por sua vez, foi avô da Eufrásia Teixeira Leite.

Foi enterrado no Cemitério da Irmandade de Nossa Senhora da Conceição, na cripta subterrânea de uma das mais monumentais sepulturas construída no século XIX no Brasil.

O Palacete Barão de ltambé, suntuosa construção assobradada, coberta com telhas de canal, pé direito bastante elevado, amplo salão central, varanda com gradil de ferro, portas ricamente desenhadas e belas pinturas nas vidraças, foi terminado em 1849. Ostenta em seu frontão uma gárgula de louça. O prédio, tombado pelo IPHAN, pertence atualmente a Fundação Educacional Severino Sombra.

Serviu como cenário da minissérie "Presença de Anita", da Tv Globo.

 

Endereço: Rua Barão de Tinguá - Centro

Compartilhe essa página

© Copyright 2020 - VisiteVassouras.com.br - All Rights Reserved.

Built with Mobirise website software